Esse é um Guest Post escrito por Lucas Rolim do Otimizar Blog, um metablog com dicas para WordPress, Blogger e ensinamentos sobre SEO, monetização e gestão de blogs.

Se você também quer ter um Guest Post publicado no QCB, confira nesse link como é fácil.

Saber como converter visitantes sazonais ou paraquedistas em leitores assíduos do seu blog é, sem dúvida, um dos fatores que mais influenciam no crescimento de um projeto online e nos ganhos que um blogueiro poderá vim a obter. No artigo de hoje iremos citar algumas atitudes que podem comprovadamente aumentar a taxa de conversão de novos visitantes em leitores fiéis e diminuir sua taxa de rejeição de seu blog.

Antes de tudo, é importante esclarecer o que são os visitantes fiéis e porque é importante conquistá-los. Os visitantes fiéis são os leitores assíduos do seu blog, que comentam na maioria dos seus artigos, interagem através das redes sociais e indicam seu blog para outras pessoas. Esse tipo de leitor não mede esforços na hora de ajudar um blog a qual goste, seja na área da divulgação ou através de sugestões e doações.

Veremos agora quatro atitudes demasiadamente simples que podem influenciar muito o nível de conversão de leitores paraquedistas em leitores fiéis, atentando-se sempre no fato de que as dicas posteriormente dadas devem ser aplicadas constantemente.

1. Responder comentários de forma inteligente

Responder comentários é uma tarefa muito simples, a maioria dos blogueiros já está acostumada a mesma, porém responder comentários de forma construtiva é um detalhe a que poucos se atentam.

Os comentários são a forma mais rápida e fácil de um leitor interagir com um blog e deixar sua opinião, por esse motivo a área de comentários costuma ser amplamente utilizada por leitores para deixar seus questionamentos e dúvidas. Responder essas dúvidas e questionamentos de maneira construtiva não é uma tarefa que deve ser deixada para segundo plano, muito pelo contrário, pois é de grande importância e faz toda diferença na hora de conquistar um visitante.

Ao receber um comentário procure sempre extrair o máximo do mesmo e responder da forma mais construtiva possível, essa é a área perfeita para iniciar ou manter um debate sobre algum dos assuntos abordados em seu blog. E por último, nunca deixe de responder se quer um comentário e mesmo assim não responda nenhum de maneira ofensiva.

2. Redes Sociais

As redes sociais vem provando ultimamente que são uma excelente ferramenta para conquistar novos visitantes e manter uma constante interação com os leitores já existentes. Grande parte dos blogs limita-se a adicionar ferramentas de programação de atualizações para realizarem todo a trabalho nas redes sociais, atitudes como essa acabam gerando um resultado contrário ao esperado.

O uso das redes sociais deve ser feito, em sua maior parte, de forma manual para que possa gerar o resultado esperado e tornar seu blog realmente “sociável”. Procure sempre saber quem são os leitores mais participativos do seu blog para que possa fazer menções aos mesmos no Twitter e Facebook e assim reforçar o lanço entre ambos.

3. Ofereça ajuda

Uma dica valiosíssima é a de ajudar seus visitantes. Não importa quem ou quantos eles sejam, eles sempre estarão necessitando de ajuda em algum assunto.

Busque ir além do que os outros já fazem, procure criar uma relação de mutua ajuda com seu visitante de modo que ambos ganhem. Publicar uma postagem no Twitter ou realizar uma menção em um artigo são pequenos atos que muitas vazes podem significar muito para o visitante que foi mencionado.

Um fator que pode contar como diferencial para seu blog é o suporte por e-mail, sendo essa uma técnica muitíssimo bem vista entre os leitores porém que, dependendo do número de visitas que o blog recebe, acaba se tornando inviável.

4. Inove

Pense fora da caixa! Tente sempre encontrar novas maneiras de atrair e manter leitores, o melhor jeito de descobrir qual técnica funciona melhor em seu blog e através de testes e mais testes.

Crie e teste novas páginas, tente novas técnicas, adicione seu toque pessoal a técnicas já existentes e crie coisas novas. Esse é o melhor caminho para achar a melhor técnica de todas para aumentar o número de leitores do blog.

E você, como atrai e mantém seus leitores? Comente !

Autor convidado

Esse artigo foi escrito por um autor convidado. Confira no primeiro parágrafo do artigo o nome do autor, o blog e seu Twitter.

Participe da conversa

14 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Lucas,
    Dos pontos que você citou, o que eu sou mais fraco são as redes sociais.
    Em tese elas tomam muito tempo e quando colocamos muita gente lá aparece tanta informação não pertinente com nosso trabalho ou blog que fica difícil a interação.
    Tem alguma dica quanto a isso?

    1. Olá Paulo,

      Desculpe pela demora de resposta. Prenso que devemos adicionar ao nosso círculo social apenas quem julgamos ser relevantes, a estratégia de seguir para ser seguido realmente não funciona.

      Tente tirar duas hora do seu dia para agendar as postagens de toda semana, dessa maneira você só precisará entrar nas redes sociais para interagir de verdade com seus contatos. Usando esse método fica muito mais prazeroso utilizar as mesmas.

      Caso ainda reste alguma dúvida, recentemente publiquei um artigo em meu blog mostrando algumas estratégias para produzir conteúdo social. Segue o link:

      http://www.otimizarblog.com/redes-sociais/estrategia-conteudo-redes-sociais/

  2. Olá Lucas,

    Creio que o modo mais eficiente de fidelizar leitores seja mesclar conteúdo de qualidade com interatividade.

    Escreva bons artigos, interaja com seu público e incentive a interação entre os seus leitores. Fazendo este trabalho de forma correta, cedo ou tarde, o seu número de leitores fidelizados pelo seu blog terá crescido.

    Abraços!

  3. Olá Lucas!
    Realmente converter esses visitantes paraquedistas em grandes leitores fidelizados não é nada fácil.
    Mas tenho certeza que com essas ótimas dicas que você acabou de citar, todos poderemos nos beneficiar.
    Eu penso que oferecer ajuda é uma das melhores tecnicas para converter esse leitor que veio do google, pois, quem depois de uma solicitação de ajuda, ao ser auxiliado, não ficará contente?
    Abraços!

    1. Olá Stenio,

      Com certeza, oferecer ajuda melhora muito a fidelização. Quando recebemos ajuda de algum terceiro, criamos de certa forma uma relação de aprendizado com o mesmo e ficamos com vontade de acompanhar seus ensinamentos constantemente.

  4. Olá Lucas,

    Excelentes dicas, gosto muito da questão da inovação e dos comentários, e o mais legal disso, é que as dicas você mesmo aplica na prática.

    Parabéns amigo, a cada dia sinto mais orgulho em poder aprender com você e seguir em frente.

    Abraço!

  5. Olá, Lucas!

    Gostei muito do texto! Sou adepto e incentivador de todas as medidas para tratar bem o leitor e torná-lo um visitante fiel.

    Além das dicas que você bem colocou, um pequeno “agrado” que costuma dar resultado é conhecer e comentar o blog de quem comenta no seu. Nem sempre tenho tempo para fazer isso, mas gosto de aparecer por lá justamente dizendo que fui retribuir a visita. Para esse “agrado” ter valor, é necessário que a visita e o comentário sejam sinceros: procuro sempre um artigo que gostei, leio-o e faço um comentário condizente com o texto. É simples e eficiente.

    Um abraço!

  6. Olá Lucas, ótimo artigo. Eu utilizo principalmente a primeira dica, somada a estratégias para que um visitante comente pela primeira vez.

    Eu instigo leitor a comentar a primeira vez, depois respondo de maneira construtiva, agradecendo a presença do mesmo e pedindo que ele volte. Isso somado a qualidade dos artigos que publicado acredito ser o ponto chave na fidelização de meus leitores.

    Abraços, Arlindo Armando