Criei meu primeiro blog no WordPress em Maio de 2008, o GF Soluções. E de lá pra cá já tive vários problemas com o serviço de hospedagem de sites e blogs. Por conta de um desses problemas quase encerrei o GF Soluções, mas graças a Deus não desisti e consegui manter o blog na ativa até hoje.

De lá pra cá venho me preocupando muito com o serviço de hospedagem que trabalho, pois sei que esse é um ponto essencial para meu negócio online, ter meus blogs e páginas de captura no ar.

E como recebo muitas perguntas sobre qual serviço de hospedagem utilizo e qual indico, resolvi escrever esse artigo para apresentar meu serviço de hospedagem e também para alertar sobre os 3 erros que você não deve cometer ao contratar um serviço de hospedagem para seu blog ou página de captura.

3 erros que você não deve cometer ao contratar um serviço de hospedagem para seu blog ou página de captura

3 erros que você não deve cometer ao contratar um serviço de hospedagem para seu blog ou página de captura

Você precisa entender que seu negócio online precisa ficar disponível a maior parte do tempo. E isso passa pelo serviço de hospedagem que você contrata. E não é só isso! O serviço de hospedagem, além de deixar você online, precisa entregar suas páginas o mais rápido possível para seu visitante. Quanto mais demora o carregamento da página, pior para você e seu negócio.

Vamos então aos erros.

1- Procurar uma hospedagem grátis

Já dei aula de WordPress na faculdade, em cursos técnicos e tenho um curso online sobre o assunto, o WordPress para Blogueiros (custa apenas R$ 27,00). Em todos esses cursos, sempre indiquei uma hospedagem grátis para o aluno instalar e conhecer o WordPress sem precisar pagar uma hospedagem para isso. Mas somente para testes.

NUNCA use uma hospedagem grátis para criar um blog profissional. Esse tipo de serviço é apenas para testes. Não pense que pode ter um blog gerando dinheiro para você sem investir numa hospedagem paga. Não cometa esse erro.

2- Olhar somente o preço

Se é um erro trabalhar profissionalmente com uma hospedagem grátis, é um grande erro também escolher um serviço de hospedagem apenas pelo preço. Esse deve ser um ponto a ser considerado, é claro, mas não deve ser o único e nem o mais importante.

Muito mais importante que o preço é o seu negócio online estar disponível e gerando dinheiro para você. Essa deve ser a conta a fazer, se o seu negócio online precisa de uma hospedagem mais robusta ou não. Se ele se paga e dá lucro, ou não.

3- Não analisar o suporte

Hoje se precisasse de um novo serviço de hospedagem, a primeira coisa que eu faria é acessar a página do serviço e analisar o custo x benefício. Depois disso, entraria em contato com o suporte, mas não como futuro cliente e sim como um cliente já existente. Você pode usar para isso um formulário de contato presente em todos os serviços.

Dessa maneira você pode analisar o tempo de resposta do suporte ao cliente e não do suporte a um possível cliente. As duas respostas podem ter tempo bem diferente em alguns serviços por ai.

Se você não cometer esses três erros já estará bem próximo de não ter dor de cabeça com seu serviço de hospedagem.

O grande problema dos serviços de hospedagem no Brasil

Você já teve um blog fora do ar? Ou uma página de captura ou vendas? Pelo tempo que estou na internet, isso já aconteceu comigo inúmeras vezes. Isso vai acontecer com você também. A grande diferença entre o sucesso e o fracasso do seu negócio não é se ele vai sair do ar, mas quanto tempo ele vai ficar fora do ar.

Em algumas oportunidades que meus blogs caíram, abria o chamado e recebia uma mensagem pronta dizendo que em até 24 horas meu chamado de suporte seria respondido. Em vez de resolver meu problema, eles me criavam outros.

Esse é o grande problema dos serviços de hospedagem no Brasil. Ele se chama suporte. A grande maioria dos serviços de hospedagem não te dá o suporte necessário, principalmente quando você não entende nada de ftp, permissão de pastas, html, css e afins. Eles te deixam na mão.

A solução está chegando…

Há muito tempo venho procurando um serviço que me dê um suporte de qualidade por um preço que eu possa pagar sem tornar o meu negócio inviável. E, como não encontrei, me uni a mais dois empreendedores digitais para criar o GF Host.

gf host hospedagem vps e compartilhada

Eu, o Richard Giandomênico e o Ataliba Teixeira criamos um serviço em que o suporte será nosso grande diferencial. Você não estará mais sozinho assim que entrar na GF Host.

Você vai verificar que estamos focados em trabalhar com VPS (se não sabe o que é VPS, confira aqui), para te dar uma qualidade ainda maior de entrega do serviço. Mas temos também hospedagem compartilhada, se ainda não estiver no momento de trabalhar com um VPS. Fique tranquilo, vamos te ajudar a entender se é o momento ou não. A partir do momento que entrar na GF Host, você não estará mais sozinho.

Algumas vantagens em trabalhar com a GF Host

  • Temos experiência com negócios online e sabemos muito bem o que você precisa
  • Cuidamos de toda a parte técnica para que você possa trabalhar no seu negócio
  • Suporte especializado, tanto para o servidor quanto para o wordpress
  • Não permitimos sites adultos para que não prejudique seu blog (isso para a compartilhada)
  • Os sites são monitorados constantemente evitando dores de cabeça para o Cliente

Resumindo… Você só tem que se preocupar em produzir conteúdo. Do resto a gente cuida 🙂

Se quiser conhecer melhor a GF Host basta clicar aqui.

Qualquer dúvida, pode deixar um comentário aqui ou na nossa página de contatos no site.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

9 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. Olá Gustavo, o que você acha da Media Temple, Digital Ocean e Blue Host? Uso Hostgator mas estou inclinado fortemente a mudar para uma dessas três.

  2. Boa Tarde Gustavo…então, tenho um site no Blogger mas quero migrar para o wordpress…só que não sei mexer muito no wordpress… até comecei com uma hospedagem grátis pra wordpress, mas meu site não tá saindo do lugar porque tá complicado configurar um template pro mesmo, até acho vários templastes muito bom por aí, mas não sei configurar… me interessei nessa hospedagem sua… poderia me ajudar?

  3. Sem duvidas esse é um dos principais erros que muitos cometem quando querem iniciar com um blog.
    Eu mesmo errei muito no inicio com hospedagem gratuita, mas com o decorrer do tempo e com os erros acabamos aprendendo.

    Muito bom o artigo Gustavo, Grande abraço!

  4. muito importante suas dicas, Gustavo, eu mesmo comecei como blogueiro em 2000 e na época tinham muitos serviços gratuítos e um dele era o HpG, que você deve ter conhecido… eu tinha dois blogs hospedados lá e, depois de quase um ano estável, com muitas visitas e muito acervo, do nada, meu blog ficou “em branco”, minha reclamação inclusive saiu na Revista INFO da Editora Abril, depois dessa rasteira nunca mais quis saber de hospedagens gratuítas… pra minha sorte encontrei uma mão amiga que me cedeu espaço e fiquei por lá 3 anos, hoje ainda uso um espaço gratuíto de outro amigo e lá se vão 4 anos de estabilidade, mas recentemente aconteceu novamente, perdi tudo o que escrevi em mais de 4 anos… desde então não tive mais paciência para investir em blogs… raramente escrevo/publico em meu blog e escrevo para outro blog, é uma forma de manter-me atualizado e não sumir de vez nesse universo em expansão… abraços e sucesso!