Você sempre ouve que é preciso conseguir mais visitas para seu blog, trabalhar melhor o SEO do blog, criar conteúdo de qualidade e tudo mais relacionado a aumentar os rendimentos do seu projeto online.

Mas uma coisa muito importante às vezes fica de lado. Prender a atenção do seu leitor.

Existem milhares de blogs na internet. Existem centenas de milhares de artigos com informações relevantes e de qualidade. Então porque em meio a esse mar de informações, ele vai escolher o seu conteúdo. E se escolher, por que ele vai querer assinar os feeds do seu blog ou então a sua lista de e-mail?

Pensando nisso conversei com um especialista em produção de conteúdo. O Victor Palandi trabalha há 5 anos na internet, criando conteúdo para os mais variados sites, sobre diversos assuntos. É, também, blogueiro profissional e desenvolvedor de cursos online.

victor palandi

Conheci o Victor Palandi em 2010 quando criei o projeto Mundo do Futebol (foi vendido) onde ele era um dos colunistas. Hoje ele é especialista em WebWriting, e com o enorme crescimento de seu trabalho, criou em 2014 uma agência de conteúdo para blogs chamada Palandi Network.

3 dicas para prender a atenção do leitor

Vamos então as dicas.

Dica 1 – Não torne a leitura cansativa

As pessoas que se dizem “cultas” adoram complicar a leitura por meio de um vocabulário complexo e de difícil entendimento. Elas creem que a utilização de palavras difíceis mostra um maior grau de entendimento sobre o assunto.

Eu não gosto de ler um texto com o dicionário do lado para tentar decifrar os vocábulos! Acredito que você também não, tão pouco os seus visitantes. Há dezenas de blogs que abordam conteúdos similares, então os internautas simplesmente trocarão de site.

Escreva sempre de maneira correta, com boa utilização dos sinônimos e sinais de pontuação, mas mantenha a leitura fácil e prazerosa. É assim que a Palandi Network trabalha, conquistando o público no mais diferentes segmentos.

Dica 2 – Ofereça um diferencial em cada artigo

Ao realizar uma simples pesquisa no Google, vemos que dezenas ou centenas de resultados muito similares surgem. Então, como fazer com que o seu blog tenha um destaque no conteúdo perante todos eles?

Trabalhe com um diferencial nos artigos! Escreva curiosidades, novidades e informações relacionadas ao assunto principal que o complemente. Uma boa pedida é se aprofundar na história, contando a origem do assunto em foco ou algo que tenha sido marcado por tal.

Por isso, dê o seu melhor em cada artigo. Realize pesquisas, faça uma boa leitura sobre tudo que há na internet e não se dê por satisfeito. Uma boa sacada é buscar conteúdo em inglês e, também, realizar uma busca em trabalhos técnicos, que apontem informações pouco conhecidas pelas pessoas em geral.

Dica 3 – Deixe todas as informações bem distribuídas

Uma grande falha de boa parte dos redatores amadores é fazer confusão com as informações dentro do artigo. Começam falando de algo, passam para outro assunto e, de repente, voltam ao início, para dizer quase a mesma coisa. Isso não ajuda em nada, e diminui a qualidade do material.

Portanto, a sacada é organizar o artigo antes mesmo de ele ser escrito. Faça a pesquisa, encontre o diferencial e crie um “mapa” de como você abordará cada parte do texto. Utilize subtítulos para facilitar a leitura!

Uma boa parte dos seus visitantes realiza leitura dinâmica. Então, facilite! Disponha todos os principais tópicos de maneira clara ao longo do texto, e certamente eles ficarão satisfeitos. A Palandi Network, com a expertise de 5 anos de muito trabalho, descobriu que esse é um dos pontos fundamentais para alegrar os visitantes!

Promoção

Além das três dicas acima, o Victor Palandi também quer te ajudar de outra maneira. Com a inauguração da Palandi Network ele está realizando uma grande promoção para nós, blogueiros: um texto com 300 palavras de extrema qualidade, inédito, sem plágio e do assunto que você desejar por R$ 4,90. Não tem letras miúdas!

Basta se inscrever, para ter essa oportunidade de conhecer o excelente trabalho do Victor Palandi. Como já disse, ele já trabalhou comigo e os seus artigos, além da grande qualidade que tinham, eram os que melhor ranqueados ficavam no Google.

Mas é por tempo limitado: afinal, um texto desse calibre por esse preço é muita pechincha. Corra!

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

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8 Comentários

Comentários

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  1. Realmente, saber escrever e FORMATAR o artigo são dois pontos chave. As vezes há artigos de apenas 500 palavras que são hiper cansativos de se ler, não tem imagens, bolds, links, etc. Por outro lado, como já foi mencionado, há artigos de mais de 3000 palavras, com infográficos, imagens, gráficos que tornam a leitura muito mais prazerosa.

  2. Gostei muito das dicas, uma das coisas que eu faço é colocar imagens para quebrar um pouco a rotina da leitura. Sempre tento colocar o diferencial mas sem “encher linguiça”.
    Você pode dar uma olhada nesse site de blog de moda e ver o que acha, obrigada.

  3. Corretíssimo o ponto de vista do Victor Palandi.
    No entanto tem certos temas que temos que ser um pouco mais rápidos a escrever, e não usamos muita pesquisa. É o caso do meu blog de futebol. Às vezes gostaria de ter mais tempo, mas isso falta a todo mundo. Não tem jeito. Bom artigo. Até mais nos comentários.

  4. Um exemplo de conteúdo que obedece aos 3 pontos minuciosamente é o do Viver de Blog, onde o Henrique Carvalho escreve artigos de 2000 palavras e você sente vontade de ir até o fim do artigo.

    Outra dica para que a leitura seja agradável é referente ao Design, uma fonte de tamanho maior e com bom espaçamento propicia leituras inesquecíveis.

    Abraço e Sucesso!

  5. Uma vez estava lendo um artigo muito interessante sobre SEO e prendia atenção de uma forma fantástica e quando fui observar o texto era enorme e tinha mais de 2500 palavras.

    Saber escrever e como escrever é o ponto chave.

  6. Conheço muito bem os trabalhos do Victor Palandi, é uma referência, trabalha com total comprometimento e profissionalismo, é jovem e conhece como ninguém os caminhos para se tornar um empreendedor de sucessos, já possui uma grande experiência no ramo! Seus artigos, dispensam comentários, são excelentes, eu recomendo! Abraço e sucessos a todos, fiquem com Deus!

    1. Muito obrigado pelos seus comentários, Paulo Santos! É muito gratificante ler opiniões positivas como essa.

      Espero evoluir sempre mais e superar suas expectativas!

      Abraço e sucesso