10 dicas para conseguir mais seguidores no Twitter

O sucesso de um blog, nos tempos atuais, não depende somente do trabalho realizado dentro de seu blog. Você precisa interagir nas redes sociais e divulgar seu blog nos principais indexadores de blogs. Nesse ponto podem haver divergências sobre qual rede social investir ou qual indexador é melhor para determinado nicho. Mas num ponto todo blogueiro experiente concorda, é necessário divulgar seu blog no Twitter.

Mas para que essa divulgação tenha resultados é necessário que você possua um número significante de seguidores. Nesse artigo vou relacionar 10 dicas para conseguir mais seguidores no Twitter. Se você ainda não possui um usuário no Twitter, veja aqui como criar seu Twitter.

twitter, dicas, icone

  1. Divulgue nas redes sociais – Pode parecer bobagem, mas é necessário divulgar seu usuário do Twitter nas redes sociais. Se você possui cadastro no diHITT, no Orkut, no Facebook e em outras redes sociais, coloque seu usuário do Twitter em destaque nelas. As pessoas querem interagir com você, então dê a oportunidade delas lhe seguirem no Twitter.
  2. Escreva um artigo sobre o Twitter – Através de um artigo em seu blog você pode dizer a todos, sem ser intrusivo, que agora possui um usuário no Twitter. E sempre que escrever algum artigo falando sobre o Twitter lembre-se de colocar no final seu usuário do Twitter e convidar os leitores a lhe seguirem.
  3. Coloque em sua assinatura de e-mail – Se você utiliza uma assinatura em seu e-mail, com nome, blog, entre outros, coloque também a url para seu usuário do Twitter. Seus amigos podem ter um Twitter e não saber que você também possui.
  4. Ofereça algum atrativo – Para angariar mais seguidores é muito utilizado oferecer um prêmio que será sorteado entre os seguidores. Para esse fim você pode utilizar o Sortei.me, se não sabe como utilizá-lo leia o artigo Como realizar sorteios no Twitter.
  5. Divulgue seu usuário no Blog – Além de escrever um artigo sobre o Twitter, também aconselho que coloque um banner, um ícone, ou algo do gênero em destaque em sua sidebar para chamar a atenção dos seus leitores para o seguirem no Twitter. Veja como destacamos o Twitter do QCB ao lado em QCB nas Redes Sociais.
  6. Comente em blogs utilizando seu usuário do Twitter – Aqui vou utilizar a mesma dica de comentários em blogs para divulgar seu blog, mas em vez de colocar na url seu blog, coloque seu usuário do Twitter. Os blogs que não permitem esse tipo de inserção, como os da plataforma Blogger configurados para não aceitar comentários anônimos, impedem a utilização dessa dica, mas você pode contorná-la editando seu perfil no Blogger e colocando como url principal lá seu usuário Twitter.
  7. Utilize o Twitter – Não adianta angariar centenas de seguidores e não utilizar a rede social, ou utilizá-la de maneira automatizada. As pessoas não querem seguir robôs, querem seguir outras pessoas, que enviam notícias, mas que também respondem se questionadas. Pense nisso!
  8. Envie links, mas evite o spam – Claro que você deve utilizar o Twitter para divulgar seus artigos, mas tome cuidado para que isso não vire prática de spam. Se você envia o mesmo link várias vezes durante o dia, é lógico que isso irá fazer com que muitos dos seus seguidores parem de lhe seguir. Então seja cuidadoso com o envio dos links.
  9. Preencha os dados de sua Bio – Muitos usuários do Twitter, principalmente os mais experientes, sempre verificam a Biografia do usuário antes de começar a segui-lo. Preencha seus dados, principalmente destacando a url de seu blog e colocando uma foto (imagem).
  10. Envie links de outros sites também – Essa dica complementa a dica 7 e 8. Utilize o Twitter, envie seus links, mas envie também links de outros sites/blogs. Dar RT também é muito aconselhável, pois chama a atenção de quem enviou o link para seu Twitter.

E você tem alguma dica para conseguir mais seguidores no Twitter? Deixe nos comentários.

E antes que eu esqueça, siga-me no Twitter e siga também o Quero Criar um Blog.

Rate this post

Quer aprender a ganhar dinheiro com Google Adsense em blogs?

Gustavo Freitas

Problogger e empreendedor digital. Criador do Método Start, que ele utiliza para criar blogs de sucesso e ganhar dinheiro na internet.

Website: http://querocriarumblog.com.br/

14 Comentários

  1. Gostei das informações que vc postou, são claras e fáceis de utilizar. iremos testá-las em nosso site de classificados online

  2. Excelente artigo, realmente os blogs/usuários que não tem uma conta no Twitter ou poucos seguidores raramente vai ser muito popular.

  3. Gustavo Freitas

    César,
    obrigado pelo comentário.
    A sua dica também é válida e deve ser seguida, quanto mais fácil para os seguidores, melhor,
    abraço.

  4. Editor: Cesar M. Delima

    São boas e básicas as dicas, gostei; Utilizo o meu Twitter.com/OleoNivel para o blog http://www.OleoNivel.com e o facebook.com/OleoNivel com a mesma finalidade, preocupo bastante em manter o mesmo nome com todos, até mesmo o e-mail cesar@OleoNivel.com acho que dessa forma fica ainda mais fácil a fixação mental dos seguidores.

    Um Abraço a Todos.

  5. Anonymous

    olá, vou seguir estas dicas, eu tenho um twitter em que conto piadas (se quiser seguir @piadasma ). grato pelo espaço.

    Matheus

  6. HUMORES DE CAIO

    gostei dessas dicas eu tenho twitter e faço quase tudo isso mas alguns forma bem util a antes de q eu me esqueça @humoresdecaio rsrsrs

  7. Ted171

    Vou mes ecrever no twitter ainda hj valeu pelas dica ja da pra comesa com o Pé direito .Tao de parabens

  8. Gustavo Freitas

    Sim, existem momentos em que precisamos automatizar algumas funções, mas precisamos também utilizar o twitter, interagir com a ferramenta. Não podemos enviar 100 notícias automaticamente e nenhuma manualmente, não acha?
    um abraço.

  9. Abertos Concursos 2010

    Fiquei um pouco surpreso sobre quando você diz que as pessoas não querem interagir com robos. No nosso caso é mais pratico utilizar robos para dizer aos seguidores quando um conruso encerra as inscrições, quando um órgão abre novas inscrições, etc. Se formos fazer isso de forma manual tomará muito tempo e não será tão preciso. Olhando nosso perfil no Twitter http://twitter.com/abrtConcursos pode-se notar que o que digo é real.

  10. Edvaldo Corrêa

    Gustavo, gostei do post, para quem está começando. Valei pelas dicas.

  11. publicidade-na-web.com

    Gustavo,

    Ainda estou começando no Twitter. É sempre bom ter essas dicas de quem ja esta a mais tempo.

    Um abraço
    Adriano Luz

  12. Gustavo Freitas

    que bom que foi útil,
    um abraço.

  13. Marketing BHZ

    Muito bom, são dicas muito utéis. Obrigado.

Deixe uma resposta