O sucesso de um blog, nos tempos atuais, não depende somente do trabalho realizado dentro de seu blog (como por exemplo a produção de conteúdo de qualidade). Você precisa divulgar seu blog nos principais indexadores de blogs, comentar em outros blogs e ainda trabalhar muito a questão do SEO.

Mas o ponto que vou tocar hoje é o interagir nas redes sociais. Você precisa ter uma forte presença nas redes sociais para conquistar ainda mais tráfego para seu blog. Facebook, Twitter, Google+ e outras redes sociais devem ser utilizadas para se ganhar tráfego qualificado e ficar menos dependente do tráfego proveniente dos mecanismos de pesquisa.

Nesse ponto podem haver divergências sobre qual rede social investir ou qual indexador é melhor para determinado nicho. Mas num ponto todo blogueiro experiente concorda, é necessário divulgar seu blog no Twitter.

Mas para que essa divulgação tenha resultados é necessário que você possua um número significante de seguidores. Nesse artigo vou relacionar 10 dicas para conseguir mais seguidores no Twitter, se utilizar nenhuma técnica fraudulenta. Se você ainda não possui um usuário no Twitter, veja aqui como criar seu Twitter.

10 dicas para conseguir mais seguidores no Twitter

twitter quero criar um blog

Dica 1 – Divulgue nas redes sociais

Pode parecer bobagem, mas é necessário divulgar seu usuário do Twitter nas redes sociais. Se você possui cadastro no diHITT, no Google+, no Facebook e em outras redes sociais, coloque seu usuário do Twitter em destaque nelas. As pessoas querem interagir com você, então dê a oportunidade delas lhe seguirem também no Twitter.

Dica 2 – Escreva um artigo sobre o Twitter

Através de um artigo em seu blog você pode dizer a todos, sem ser intrusivo, que agora possui um usuário no Twitter. E sempre que escrever algum artigo falando sobre o Twitter lembre-se de colocar no final seu usuário do Twitter e convidar os leitores a lhe seguirem.

Dica 3 – Coloque em sua assinatura de e-mail

Se você utiliza uma assinatura em seu e-mail, com nome, blog, entre outros, coloque também a url para seu usuário do Twitter. Seus amigos podem ter um Twitter e não saber que você também possui.

Dica 4 – Ofereça algum atrativo

Para angariar mais seguidores é muito utilizado oferecer um prêmio que será sorteado entre os seguidores. Para esse fim você pode utilizar o Sorteie.me, se não sabe como utilizá-lo leia o artigo Como realizar sorteios no Twitter.

Dica 5 – Divulgue seu usuário no Blog

Além de escrever um artigo sobre o Twitter, também aconselho que coloque um banner, um ícone, ou algo do gênero em destaque em sua sidebar para chamar a atenção dos seus leitores para o seguirem no Twitter. Aqui no Quero Criar um Blog utilizamos o plugin Social Count Plus desenvolvido pelo Cláudio Sanchez.

Dica 6 – Comente em blogs utilizando seu usuário do Twitter

Aqui vou utilizar a mesma dica de comentários em blogs para divulgar seu blog, mas em vez de colocar na url seu blog, coloque seu usuário do Twitter. Os blogs que não permitem esse tipo de inserção, como os da plataforma Blogger configurados para não aceitar comentários anônimos, impedem a utilização dessa dica, mas você pode contorná-la editando seu perfil no Blogger e colocando como url principal lá seu usuário Twitter.

Dica 7 – Utilize o Twitter

Não adianta angariar centenas de seguidores e não utilizar a rede social, ou utilizá-la de maneira automatizada. As pessoas não querem seguir robôs, querem seguir outras pessoas, que enviam notícias, mas que também respondem se questionadas. Pense nisso!

Dica 8 – Envie links, mas evite o spam

Claro que você deve utilizar o Twitter para divulgar seus artigos, mas tome cuidado para que isso não vire prática de spam. Se você envia o mesmo link várias vezes durante o dia, é lógico que isso irá fazer com que muitos dos seus seguidores parem de lhe seguir. Então seja cuidadoso com o envio dos links. Eu sempre crio um usuário do Twitter para meus blogs, evitando assim de enviar vários tweets para pessoas que me seguem e não estão interessadas em “todos os assuntos” que trato em meus blogs.

Dica 9 – Preencha os dados de sua Bio

Muitos usuários do Twitter, principalmente os mais experientes, sempre verificam a Biografia do usuário antes de começar a segui-lo. Preencha seus dados, principalmente destacando a url de seu blog e colocando uma foto (imagem). Eu “nunca” sigo um perfil no Twitter que não tenha esses dados preenchidos.

Dica 10 – Envie links de outros sites e blogs também

Essa dica complementa a dica 7 e 8. Utilize o Twitter, envie seus links, mas envie também links de outros sites/blogs. Dar RT também é muito aconselhável, pois chama a atenção de quem enviou o link para seu Twitter.

E você tem alguma dica para conseguir mais seguidores no Twitter? Deixe nos comentários.

E antes que eu esqueça, siga-me no Twitter e siga também o Quero Criar um Blog.

Gustavo Freitas

Problogger, empresário e professor. Criou seu primeiro blog em fevereiro de 2008 e não parou mais de criar blogs.

Participe da conversa

19 Comentários

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

  1. É Realmente dificil aumentar o número de seguidores, penso que divulgando promoções seja uma boa maneira de fazer as pessoas se interessarem, mas não é fácil saber se não estamos sendo “chatos”.

  2. Gustavo,
    Entrei no twitter em 2009 e foi muito importante para divulgação do meu trabalho, principalmente conseguindo matérias e entrevistas na TV, como matérias em jornal e revista.
    Com o advento do Facebook, acabei deixando o twitter meio de lado, mas de uns dois meses para cá venho utilizando diariamente.
    Muito bacana ver suas dicas, algumas já fazia, outras começarei a fazer.
    Para mim hoje o twitter esta mais seletivo.
    Sigua-me: @figueiredopaulo

  3. Acho que ficou faltando uma dica: ver se o usuário que você quer seguir está realmente ativo no twitter, pois muitos ficar com o twitter inativo e não o deletam!

    Das dicas sigo a maioria… adorei a postagem!

    Paolla

  4. Gustavo , você só faz entrevista com blogueiros de sucesso? , acho que deveria abrir espaço para blogueiros menos conhecidos , assim ajudaria a os seus leitores a conhecer novos blogs.

  5. Amigo,

    Ótimas dicas,estamos iniciando um projeto e essas dicas serão usadas. Tenho uma questão, o que você acha da compra de seguidores? Claro que não há garantias que os seguidores comprados são ativos ou iram interagir com você, mas pergunto pensando mais na questão de muitas pessoas agirem por tendência sabe, vê um perfil com muitos seguidores e acaba seguindo..

    1. Douglas,
      “compra de seguidores”? Não conheço essa modalidade, mas sou contra, é a mesma coisa que utilizar scripts para gerar mais seguidores, é ilusório.
      abraço.

  6. Saudação amigo

    Amo meu Blogger e e não saio dele tão cedo,posso até ter continuar usando o WordPress ,mais meu carro chefe é o blogspot e essas dicas suas são Bravo mesmo.

    Sucesso Sempre
    Atenciosamente
    Rodrigo Rodrigues